Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

caravela que não navegou ?

Jornais, rádios e tevês do mundo inteiro foram testemunhas de um vexame brasileiro que dificilmente será esquecido.
O que deveria ter sido a festa dos 500 anos de Brasil(no ano de 2000) terminou em violência da Policia Militar contra indios e estudantes; isolamento inconstitucional da cidade de Porto Seguro; irritação dos turistas e uma festa para poucos privilegiados


Uma sucessão de falhas técnicas - falta de lastro, mau dimensionamento do mastro e falha no motor levou ao fracasso uma das maiores atrações das comemorações dos 500 anos do descobrimento. A réplica da embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral ao Brasil não conseguiu navegar até Porto Seguro.
"Fazer uma caravela é simples. Uma embarcação de 100 toneladas é leve. Não deveria ter dificuldades para navegar, ainda mais com motor", afirma o professor da Unicamp e engenheiro naval Álvaro de Bautista.


Na opinião dele o que faltou foi conhecimento técnico dos responsáveis pela obra. Embora o Brasil não tenha a mesma tradição de Portugal e Espanha na construção de caravelas é possível identificar importantes núcleos na indústria naval. Bautista aponta a existência de bons construtores de embarcações de madeira no Nordeste, Pará e Santa Catarina (Itajaí).

A Nau Capitânia ( esse foi o nome que colocaram na embarcação )só foi navegar quatro meses após o desastroso episódio das comemorações.

tá , gente eu preciso concordar com esse professor ae , por que ele disse mesmo a verdade. com tanta tecnologia que tinha naquele ano, não conseguiram fazer ela velejar , já em 1500 , o Pedrão conseguiu faezr sem nenhum problema !

parece que foram desperdiçados 500 anos de conhecimento !!!!

p.s : caros leitores , miil desculpas pelo tamanho da foto , foi as unicas que encontramos , e fizemos o possivel pra aumentá -las , beeijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário